top of page

Burocracias e vida de adulta

  • Foto do escritor: Aline
    Aline
  • 7 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 7 de mar. de 2019

Uma manhã qualquer você acorda adulta e feliz, disposta a fazer tudo o que planejou para o dia aí se dá por conta que é dia de burocracia. Pois é... Vida de gente grande tem dessas. Se você é uma pessoa que encara isso com naturalidade, ou até trabalha com isso, fico muito feliz por você e até sinto um pouco de inveja. Porque pra mim é um sacrilégio... Sofro mesmo! Fico ansiosa, não sei bem ao certo o motivo: se é algum medo inconsciente de preencher alguma coisa errada, e ter que fazer tudo de novo ou ter que remediar alguma coisa, de esquecer algum documento, ou outro motivo obscuro que não entendo.


Mas como deixar de fazer o que precisa ser feito não vai resolver o problema, o jeito é adotar táticas pra minimizar o "sofrimento" e dar conta da tarefa. Minha tática é um mix do que chamo de "tática da recompensa" e "tática das doses homeopáticas". A "tática da recompensa" é, como o nome mesmo diz, estabelecer como recompensa a mim mesma uma atividade prazerosa após completar uma tarefa muito estressante para mim. Pode ser a prática de um hobby, uma brincadeira com minha filha, um tempo com meu gato no colo, um episódio de um seriado, etc. Logo, essa tática pode ser levada pra vida e adotada para muitas situações tensas da vida de quem acorda adulta.


A “tática das doses homeopáticas” é fracionar a burocracia, fazer aos poucos. Isso vai depender do “abacaxi que você tem pra descascar” e, imprescindivelmente, da sua organização. Há certas coisas que não tem como esperar e você precisa resolver imediatamente. Outras têm um prazo maior e pode ser feitas aos poucos, desde que você não deixe para última hora, como muita gente faz com o IR, por exemplo.


De qualquer forma, você acordou adulta e tem que encarar burocracias e demais situações que podem te causar sofrimento e stress. E é isso. Como li em algum post do Ítalo Marsili, “não tem uma vida (de adulta) sem incômodo”. O que muda tudo, é a forma como você encara os incômodos. Bem-vinda à vida de adulta!


Photo by Free-Photos on Pixabay

Writing Write Person

Comments


©2019 by Acordei Adulta. Proudly created with Wix.com

  • facebook
  • instagram
  • pinterest

Cadastre-se

bottom of page