Etiqueta em e-mails profissionais: 10 coisas que você não deve escrever em e-mails do trabalho
- Aline
- 21 de mai. de 2019
- 3 min de leitura
Cada vez mais nossas relações e atividades dependem da internet. Assim como nas comunicações presenciais, as comunicações virtuais têm diferentes níveis de formalidade. Logo, em diferentes ambientes virtuais, devemos obedecer certas "regras" assim como acontecem nos ambientes presenciais. Muitas de nós, mulheres adultas, atualmente possuem a opção (ou necessidade) de trabalhar de casa eventualmente ou em tempo integral. Independente de trabalhar de casa ou não, a maioria de nós precisa se comunicar por e-mails uma hora ou outra.
Uma pesquisa da McKinsey & Company, uma empresa americana de consultoria de gestão, mostrou que a maioria dos trabalhadores passa, em média, 28% do seu tempo de trabalho checando, respondendo e formulando e-mails. Consequentemente, a "etiqueta em e-mails profissionais" é uma habilidade importante a ser dominada. Quando você comete um engano em algum e-mail para seu chefe, colega de trabalho ou cliente , você criou um registro digital de seu equívoco que pode atormentar você em algum evento futuro. Outra razão para você ficar atenta ao que escreve em e-mails é que ele é um documento que pode ser repassado para qualquer pessoa, ou até mesmo ser postado na internet de modo que seja visível ao público em geral.
Enquanto erros de digitação são equívocos "ingênuos" (mas um corretor ortográfico ativado resolve fácil), há alguns erros e frases que não se devem fazer presentes em um e-mail profissional. Abaixo, listo 10 deles.
1. "Isso faz sentido para você?"
Apesar de essa pergunta parecer inofensiva, ela pode ser interpretada com ar de superioridade. Se você tiver assuntos complexos a tratar, sugira uma reunião por telefone ou videoconferência.
2. "Obviamente"
Entra na mesma categoria do item 1. Pode parecer uma palavra ingênua, e mesmo assim pode ser interpretada com ar de superioridade. Além disso, se algo fosse realmente óbvio, não seria necessário escrever um e-mail sobre o assunto.
3. Emojis
A menos que você trabalhe em uma companhia extremamente casual, os emoticons não são convenientes. O mesmo vale para expressões como "hahaha", "heheh", "rsrs", "kkkk", etc. Deixe eles para as suas mensagens de texto para pessoas mais íntimas.
4. TUDO EM LETRA MAIÚSCULAS
Na comunicação virtual, isso é o equivalente a estar gritando . E ninguém gosta de ter alguém gritando em uma conversa. Isso se estende para o uso de apenas letras minúsculas ou uso de uma gramática pobre.
5. Saudações e encerramento informais
Especialmente em e-mails usados como primeiro contato com o "destinatário", usar saudações muito informais como "E aí?" passa um ar muito casual. Prefira, "Caro Sr. ou Sra. [Nome da Pessoa]". O mesmo para encerramento/despedidas. Ao invés de um "Tchau, tchau", prefira um "Cordialmente". Caso esteja respondendo a um e-mail de trabalho, geralmente é possível "espelhar" a saudação feita pelo remetente.
6. Piadas
Não arrisque! Humor e sarcasmo nem sempre são interpretados como o esperado.
7. "Eu me demito"
Assim como no ambiente de trabalho presencial, essa frase requer uma conversa pessoal com a pessoa a quem você está comunicando sua saída da equipe. Após comunicar sua saída ao seu chefe, um e-mail formal de demissão ao RH é conveniente e muitas vezes necessário.
8. Fofocas
Isso sempre é uma má ideia, seja pessoalmente ou por e-mail. Além de estragar seu relacionamento com colegas, esse hábito também pode deixar você com uma má reputação no seu ambiente de trabalho e além.
9. "A gente precisa conversar..."
Se você está tendo um desentendimento com algum colega de trabalho, o melhor é resolver isso pessoalmente. Isso pode evitar muitas interpretações equivocadas que podem piorar ainda mais a situação.
10. "Me corrija se eu estiver errada"
Essa frase pode ser implicar de cara que você é mais inteligente que o leitor dela. E nesse caso, isso certamente não será bem recebido.
Para finalizar, lembre-se sempre que você tem domínio sobre como você escreve, e não sobre o como o leitor irá interpretar o que você escreveu. Portanto, tente deixar suas mensagens claras e de acordo com a postura que você quer que as pessoas recebam elas. Revise, releia o que você escreveu, passe um corretor ortográfico. Eu te garanto que não dói. O uso que você faz da linguagem, seja ela pessoalmente ou digitalmente, pode ter um grande impacto na imagem que as pessoas fazem de você.
Beijos e até o próximo post! ;)
Inspiração: Matéria "13 things you should never write in a work email", por Daniel Bortz - Monster.com

Photo by seth schwiet on Unsplash
Comentarios