Informação é uma coisa, motivação é outra
- Aline
- 21 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 22 de fev. de 2019
Um certo dia a gente entra em contato com uma receita de um bolo de três andares, lindo, todo decorado com pasta americana e outros confeites que deixam esse bolo parecendo uma obra de arte. Você é capaz de fazê-lo? Claro!!! Você tem a receita, é capaz de comprar os ingredientes... Por que não? Você está motivada o suficiente para fazer ele como visualizou ao ler pela primeira vez a receita independente de quantas vezes for preciso começar do zero? Um pouco menos provável, acredito eu.
Essa situação foi apenas um “experimento mental” para exemplificar que ter informação é uma coisa, motivação é outra. E confesso que falo disso com propriedade. Esse blog é um exemplo master. Há (quase 5) anos que eu queria fazer um blog cujo conteúdo ajudasse outras mulheres a refletir sobre a vida e tornar o próprio mundo melhor, mas nunca tive motivação suficiente. Eu sabia criar o blog, eu sei escrever, eu tinha ideias de posts, mas não tinha motivação, vontade mesmo de sentar na frente do computador com o compromisso de fazer isso regularmente. Até que um dia “deu aquela vontade”! Em meia hora eu defini o meu tripé missão-visão-valores, meu público alvo, as categorias de conteúdos e criei e-mail, perfil no Instagram, Facebook e Pinterest. E ainda por cima digitei o primeiro post. Sim, eu agora estava motivada.
Nos dias de hoje temos muita informação chegando que muitas vezes não temos tempos de digerir o que lemos e assistimos. E isso é muitas vezes motivo de frustração. Não vou nem entrar na discussão de “vida perfeita” que se vende nas redes sociais. Vamos ao mais básico. Por exemplo: você quer fazer alguma coisa como hobby em seu tempo livre. Oi? Tempo livre... O que é isso? Ok... Você quer fazer alguma coisa diferente duas vezes por semana quando não está trabalhando. Pode ser algum trabalho manual como bordado ou qualquer outra atividade. Se você não estiver motivada o suficiente, você provavelmente vai baixar 265 gráficos, vai ver e seguir todos os perfis e hashtags de bordado que encontrar no Instagram, vai participar de muitos grupos de bordado no Facebook e assistir incontáveis horas de tutoriais no YouTube. Mas se passarão meses e nenhum bordado foi feito.
E assim é com quase tudo em nossas vidas. Com nossa saúde, com nossas finanças, com nosso aprimoramento profissional, com nossos hobbies, ... Calma, apesar do balde de água fria, isso não é o fim do mundo. Pelo contrário! É aquele "toque" da vida. A primeira coisa a fazer é encontrar alguma atividade que ajude você a refletir e se sentir mais centrada. Se sua cabeça não estiver em ordem, o resto com certeza não ficará. Você pode fazer um yoga, meditação, caminhadas ou um simples momento de reflexão durante o banho. Se a bagunça está grande, tenha paciência com você. Vá arrumando um “cantinho” por vez que aos poucos você vai ter clareza do que te faz bem e a motivação para focar nas coisas que te fazem feliz virá naturalmente. E aí sim, você terá informação E motivação pra fazer o que faz você e seu mundo melhores!

Photo by Emma Matthews on Unsplash
Comments