top of page

O segredo de uma pele mais suave

  • Foto do escritor: Aline
    Aline
  • 18 de abr. de 2019
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de mai. de 2019

Há algum tempo atrás, quando meu irmão mais novo ainda tinha 5 anos, estávamos na cozinha sentados de mãos dadas conversando sobre amenidades quando, de repente, ele solta essa: "Mana, você sabe por que sua pele é mais dura que a minha, né? É porque você é mais velha." Sim, eu já era adulta e sabia, mas não é uma coisa que se ouve todo dia, muito menos de uma criança com 5 anos :/


Claro que eu então não era tão velha assim, mas recentemente lembrando desse episódio, refleti um pouco sobre os efeitos do tempo em nossa pele. Com o passar dos anos, a renovação celular de nossa pele diminui a velocidade e há um procedimento básico que dá aquela ajudinha pro nosso corpo. Esfoliação! Essa é a chave para uma pele vibrante em qualquer idade.


Em uma reportagem recente da April Franzino para a revista americana Good Housekeeping, ela levanta 5 fatos cruciais sobre esfoliação:

1. Esfoliação consiste de qualquer técnica que remove células mortas da pele.

2. O método pode ser tanto mecânico ou químico.

3. A esfoliação pode ser simples, até mesmo uma esponja de banho pode ser usada para limpar a pele.

4. Fricção, microdermoabrasão, peelings e produtos anti-idade que incluem ingredientes como AHA (alfa hidroxiácido), BHA (beta hidroxiácido), ou enzimas são todos formas de esfoliação.

5. A pele recém-esfoliada é mais sensível ao sol.


A esfoliação física, ou mecânica, inclui produtos e tratamentos como esfoliantes faciais, escovas de limpeza, microdermoabrasão, e dermaplaning. Esse tipo de esfoliação é recomendada até 2 ou 3 vezes por semana, usando movimentos circulares e suaves para evitar irritação. Os ingredientes ativos dos produtos comerciais para esfoliação mecânica consistem de partículas abrasivas, como sal ou açúcar fino, nozes moídas, fubá, ou esferas de sílica ou jojoba, por exemplo.


A esfoliação química inclui os tratamentos de peelings faciais (caseiros e profissionais), produtos de limpeza de pele, adstringentes, máscaras, seruns e loções que contém ácidos ou enzimas que diminuem a aderência das células mortas da pele, de forma que elas possam ser mais facilmente removidas. Pode ser aplicada de uma a 3 vezes por semana, de acordo com o tipo de pele e instruções do produto. Nesse tipo de esfoliação, os ingredientes ativos são os ácidos AHA e BHA, ou enzimas suaves derivadas de frutas, como mamão.


Ainda há uma terceira categoria chamada de combo, geralmente de esfoliantes de enxágue. Eles contêm tanto os ingredientes de esfoliação química e esfoliação física em uma concentração balanceada. Seu uso deve ser feito de acordo com as instruções de cada produto.


Eu particularmente faço dois tipos de esfoliação. O primeiro utilizando o esfoliante Pure-Sugar Scrub da L’Oréal. Ele tem grânulos de sílica e açúcares combinados com cacau moído, óleo de côco e manteiga de cacau, esfoliando e hidratando numa aplicação só. Gosto muito. O segundo tipo de esfoliação é super alternativo (e barato!), mas funciona muito bem para minha pele e consiste de uma mistura de mel e aspirina (ácido acetilsalicílico). Descobri essa mistura há muuuitos anos atrás no canal da fofíssima Michelle Phan. Se quiser mais detalhes, deixe seu comentário nesse post.


Como a esfoliação pode ser agressiva, principalmente para peles sensíveis (sei bem!), há alguns pontos que devemos lembrar:

- Comece devagar. Incorpore um método por vez para evitar irritações.

- Proteja-se do sol. A pele esfoliada é mais sensível e pode ser mais prejudicada pelo sol.

- Maneire nas misturas. Se você fez esfoliação, é prudente evitar outros produtos que deixam a pele mais sensível, como retinol, vitamina C ou outros produtos que contenham ácidos.


A esfoliação pode ser feita tando por conta (DIY) ou por um profissional, como uma esteticista ou dermatologista, dependendo do método a ser usado. Em geral, os métodos que produzem resultados mais notáveis e rápidos, precisam ser ministrados por profissionais. E, independente de sua escolha, uma visita periódica ao dermatologista é indispensável e é uma grande oportunidade para perguntar a opinião de seu médico de confiança sobre tratamentos e produtos que você pretende aplicar em sua pele.


Cuide-se bem!


Beijos e até o próximo post! ;)


Inspiração: Matéria "Smoother, Brighter Skin"da Revista Good Housekeeping - Março/2019


___________________________

AVISO: As informações desse blog visam educar e informar e não devem substituir conselhos médicos. O conteúdo desse blog não deverá ser utilizado para diagnóstico ou tratamento de nenhum problema de saúde ou para prescrição de medicamentos ou outro tratamento. Consulte um profissional da saúde antes de iniciar qualquer dieta, exercício ou programa de suplementação alimentar, antes de tomar qualquer medicamento, ou se você suspeita que possa apresentar qualquer problema de saúde.


Feminine hand holding a soap buble

Comentários


©2019 by Acordei Adulta. Proudly created with Wix.com

  • facebook
  • instagram
  • pinterest

Cadastre-se

bottom of page